Ajude

Menu Doe

Solar Meninos de Luz recebe espetáculo Manuel Bandeira, Estrela da Vida Inteira

29/04/2013

Balão, pião, máquina de escrever, músicas e brincadeiras de rua! No dia 29 de Abril, o Solar Meninos de Luz recebeu a peça infanto-juvenil “Manuel Bandeira do Brasil – Estrela da Vida Inteira”, com argumento e músicas originais de Ronaldo Mota e Cristiano Mota, e direção de Claudio Mendes. A montagem, recomendada para crianças acima de oito anos, foi apresentada para cerca de 200 alunos da instituição e trouxe a história do grande mestre modernista contada através de sua própria poesia.

As situações dramáticas são pontuadas por 14 canções criadas especialmente para a peça, a partir de poemas como “Irene no Céu”, “O pardalzinho”, “A Estrela” e “Neologismo”. Cerca de 200 alunos assistiram ao espetáculo e ficaram encantados com tanta riqueza no cenário, na apresentação das músicas. Olhos fixos em cada detalhe, e muitas palmas no final!

Idealizada pelos irmãos Ronaldo e Cristiano Mota, a peça propõe uma viagem pela vida de Manuel Bandeira, que começa no Recife de sua infância. “Manuel Bandeira do Brasil” trouxeno elenco de atores-músicos, além de Ronaldo Mota e Cláudio Mendes, Ana Carbatti, Isadora Medella, Pedro Rocha e Rodrigo Lima. A direção musical e arranjos ficaram a cargo de David Tygel, cenários e figurinos de Carlos Alberto Nunes e iluminação de Aurélio de Simoni.

Na porção musical, os irmãos Mota compuseram mais de uma dezena de canções, sendo a maioria delas feita de poemas de Bandeira, na íntegra ou parcialmente. Alguns poemas musicados foram “Trem de Ferro”, “D. Janaína”, “A Estrela” e “Canção do Vento e da Minha Vida”. O restante são canções compostas em homenagem ao escritor e/ou citando trechos de seus poemas. As músicas serão tocadas ao vivo em instrumentos populares como viola caipira, zabumba, triângulo, rabeca, tambor de folia, tambor de congado, charango e sanfona.

Instrumentos regionais, iluminação e cenário também foram inspirados em manifestações culturais e populares do Brasil, com muitas cores, fitas e vidrilhos, lâmpadas e bandeirolas. A peça ainda resgata brincadeiras populares e infantis, especialmente as de rua, que estiveram presentes nas poesias e crônicas do poeta pernambucano.

Voltar às notícias