Para comemorar os cinco anos desta parceria com o Solar Meninos de Luz e os 21 anos da instituição, o Monobloco subiu ao palco da Fundição Progresso, na Lapa, no dia 19 de outubro, para uma única apresentação. Ano passado o Monobloco celebrou o aniversário de 20 anos do Solar na própria Fundição. A ideia deu certo e resolveram repetir em 2012!
Para auxiliar na divulgação do evento, a madrinha do “Programa Padrinho de Coração”, Camila Pitanga, uniu-se aos fundadores do Monobloco, Mario Moura, Celso Alvim, Pedro Luis e músico Carlos Poyart, e fizeram belíssimas fotos aqui no Solar, tiradas pelo fotógrafo Daryan Dornelles. Todos esses profissionais cederam imagem e talento gratuitamente em benefício da instituição.
A novidade deste ano foi o Lounge do Solar montado pela empresa SRCom dentro da Fundição. O objetivo era expor algumas fotografias e banners de divulgação para que, quem fosse ao evento, tivesse a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a instituição.
Alunas do Ensino Médio do Solar Meninos de Luz participaram de um projeto de fotografia no mês anterior, criado exclusivamente para este show do Monobloco. As cinco meninas, que já fazem cursos e oficinas de fotografia, usaram seus olhares e talentos para registrarem alguns colegas da escola em atividades que envolvessem música, ritmo, corpo, dança e arte. Quem foi ao show pôde então conferir o belo trabalho fotográfico de Ana Beatriz Oliveira, Daiane Porto, Gabriela Nascimento, Joyce Pires e Stephany Mendes.
Com o evento, o Solar Meninos de Luz recebeu parte da renda arrecadada na bilheteria, e os principais músicos do Monobloco também doaram o cachê. Alimentos que foram entregues pelo público na entrada do show também foram doados à instituição (quem levou um quilo de alimento não perecível, pagou meia entrada).
No repertório do Monobloco, as canções que não podiam faltar “Do Leme ao Pontal” (Tim Maia), “Tropicana” (Alceu Valença), “Do Seu Lado” (Jota Quest), “Pro Dia Nascer Feliz” (Cazuza), “Frevo Mulher” (Zé Ramalho), entre outras, foram tocadas e levantaram a multidão. A bateria ainda contou com a participação de Jefferson Ribeiro, aluno formado pelo Solar em 2011, que participou pela segunda vez consecutiva, e que hoje é bolsista da oficina que o Monobloco oferece na Sala Municipal Baden Powell, em Copacabana.
Atendendo a uma solicitação do Solar, a empresa Ipiranga apoiou a instituição e patrocinou o show.