No dia 2 de março, os alunos do 8º ano se reuniram em grupos para explicar o significado de aposto e de vocativo para os alunos do 6º ano, de forma lúdica, através de diálogos.
Os temas, que vem sendo trabalhados em sala de aula com a professora de português, foram explicados através de exemplos.
Segundo os alunos, o aposto, por exemplo, pode explicar quem é de fato o sujeito da oração. Observe a frase: ‘Isabella, diretora pedagógica do Solar, visitou os alunos em suas salas’.
Veja que o trecho “diretora pedagógica do Solar” está explicando quem é o sujeito “Isabella”. Esse trecho é o aposto da oração.
O aposto também pode ser usado para enumerar e especificar um termo anterior: ‘O aluno precisa trazer o seu material escolar: livro, caderno, caneta, lápis e borracha’.
Já o vocativo é usado para se dirigir a quem escuta: ‘Crianças, é necessário ficar em silêncio’ ou ‘Amigos, vamos ao cinema?’. Nestes casos, ‘crianças’ e ‘amigos’ são os vocativos das orações.
Depois de todos os grupos se apresentarem com diferentes exemplos explicativos, os alunos do 6º ano responderam algumas perguntas para mostrar que aprenderam também.