Ajude

Menu Doe

Almoço vegetariano celebra Rio + 20 com Instituto Pau Brasil, Instituto Ecológico Aqualung e Universo Criativo

29/06/2012

Os representantes dos novos parceiros do Solar, Marcelo Mello, do Instituto Ecológico Aqualung; e Marcelo Dau, da Universo Criativo, estiveram presentes na instituição no dia 29 de junho, para o almoço vegetariano preparado pela Chef Tiça Magalhães, a professora de Yôga Letícia Portella e cerca de mais dez amigos, todos voluntários. Na ocasião, eles conheceram os terrenos do Solar onde serão plantadas mudas de Pau Brasil e Palmeira Juçara, simbolizando o acordo e compromisso com o Rio+20.

Cada instituição atuará em uma área específica: A ONG Pau Brasil é responsável pelas mudas nativas da mata Atlântica, o Instituto Ecológico Aqualung implantará a horta orgânica vertical em garrafas pet e a Universo Criativo fará a compostagem dos resíduos do refeitório escolar nos jardins e terrenos da Escola.

As mudas reflorestarão as áreas devastadas das Comunidades do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo e a horta será adubada com a compostagem. São servidas 1.400 refeições diárias, por isso, a ideia é que a produção de hortaliças atenda o consumo diário das crianças da Educação Infantil. Os alunos participarão ativamente de todos os processos como agentes de transformação.

Letícia Portella, membro da Sociedade Vegetariana Brasileira, professora de Yôga, promotora da “Segunda sem Carne” no Solar e organizadora do evento, acredita que esse é o momento de levar práticas que envolvam os alunos, conscientizando-os da necessidade de preservação do nosso planeta. A Escola já é um exemplo e pioneira com a campanha “Segunda sem Carne”, iniciada em outubro de 2010 e hoje Lei no Rio de Janeiro: mais de 25 mil pratos vegetarianos foram servidos na Instituição.

Voltar às notícias