No dia 13 de junho, o professor da Universidade Federal Rural do Estado do Rio de Janeiro (UFRRJ), Fernando Almeida, e a aluna de mestrado e doutorado, também voluntária do Lar Paulo de Tarso, Chiara Oiveira, realizaram uma palestra aos alunos do Ensino Médio do Solar a fim de apresentar-lhes a área de Zootecnia como opção de profissão.
Através de exibições de slides com fotos, vídeos e esquemas gráficos, o professor Fernando Almeida explicou na palestra que na Zootecnia existem as profissões de Zootecnista, técnico agrícola, agrônomo, veterinário e administrador. “O Brasil é o 3º país com mais equinos no mundo”, declarou Fernando. “Isso gera 643 mil empregos diretos e 2,6 milhões de empregos indiretos”, esclareceu.
Com exemplos e métodos adotados no Laboratório de Avaliação do Desempenho dos Equinos (Lade), os alunos tiveram a oportunidade de aprender sobre quais são os tratamentos e cuidados que se devem ter com os cavalos de corrida dentro de um Centro Esportivo. Esteiras de alta velocidade, laboratório de exame de sangue, análises de saúde, testes de avaliação física, exercitador, teste incremental de velocidade e frequência cardíaca… Tudo isso é realizado com equipamentos tecnológicos bem modernos.
O professor Fernando ainda explicou a importância de se avaliar o animal com seu tratador ou cavaleiro. “O hipismo é um esporte praticado com cavalo e cavaleiro. Então, os dois precisam ser avaliados juntos também”, contou. “Existe uma intimidade, uma relação de confiança e lealdade entre o cavalo e o cavaleiro”, concluiu.