Ajude

Menu Doe

Escola de Teatro Meninos de Luz encerra 2017 com 3 apresentações

08/12/2017

No dia 8 de dezembro, às 14h30, os alunos da Escola de Teatro Meninos de Luz se apresentaram em três peças distintas. As aulas de teatro ministradas por professores da da MUSA Cia Teatral atendem alunos dos 4 aos 16 anos – do pré-escolar ao Ensino Fundamental.

Os alunos do pré-escolar I e II se apresentaram em uma peça ao som da famosa canção “A Banda”, de Chico Buarque, com adaptação das professoras Cheila Oliveira e Maria Augusta Montera. O texto conta a história de uma pacata cidade no interior do Brasil onde mora um povo entristecido. Em tempos de ditadura, violência e desemprego, só a música vai trazer um pouco de esperança para o coração daqueles moradores. Quando a Banda aparece por ali, cantando coisas de amor, os namorados voltam a sonhar, as crianças recuperam a infância que lhes foi roubada, os trabalhadores esquecem as preocupações, as jovens moças se debruçam nas janelas para ouvir as serenatas e até as flores desabrocham enquanto a lua se demora para com eles festejar.

Os alunos do 2º ano viveram os próprios instrumentos da banda – com um trabalho corporal através da música. Já os do 1º ano foram os personagens da cidade interiorana: o faroleiro, o casal de namorados, o homem que contava dinheiro, a criançada, entre outros.

Os estudantes do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental encenaram a peça “A História da Floresta Mágica”, escrita pela equipe do MUSA especialmente para a apresentação. Toda história é baseada nos quatro elementos da natureza: terra, água, ar e fogo. Trata-se de uma floresta onde há muitos anos existe a lenda sobre um tesouro misterioso escondido no coração de uma floresta. Esta não era qualquer floresta, ela era mágica.

Já os alunos do 4º, 5º, 7º e 9º anos encenaram a adaptação do livro  “A História do Planeta Azul”. Trata-se de um planeta distante no espaço onde não existem adultos, apenas crianças. Estas crianças selvagens, nunca abandonadas pelo bem da juventude, brincam o dia todo sem ninguém para lhes dizer o que fazer. Até que um misterioso vendedor chega em seu planeta e concede a eles a realização de seu maior desejo: a habilidade de voar, causando um terrível desastre ambiental que coloca em risco a vida da população do outro lado do mundo. Assim, coragem e união são necessárias para salvar o Planeta Azul.

O projeto conta com o patrocínio da Universidade Estácio de Sá, através do Ministério da Cultura (Lei Rouanet), da Prefeitura do Rio e da Secretaria Municipal de Cultura (ISS).

Figurinos e Cenário: Jennyfer Baptista e Luíza Sussekind
Painéis Cenário: ACME
Iluminador: Edney Paiva
Músicos: Os Alacantos
Professores: Cheila Oliveira, Flavia Bittencourt, Maria Augusta Montera, Viviane Cataldi
Orientador Geral: Sotiris Karamesinis
Crédito das fotos: Renato Mangolin

Voltar às notícias

Galeria