Encerrando as atividades de 2017, a Galeria de Artes Solar promove, a partir de 7 de dezembro, a exposição Arte Entre 4 Linhas, do artista Felipe Barbosa. Serão apresentadas ao expectador novas configurações de um símbolo icônico do esporte brasileiro: a bola de futebol.
Ao colocar-se diante de uma revisão do aspecto tridimensional da bola de futebol, aberta (descosturada) e aglomerada (novamente costurada), o artista revela aspectos como a matemática por trás de hexágonos de couro em arranjos, combinações, e inclusive formulações fractais. Sua produção cria um diálogo entre jogos matemáticos e a arte, subvertendo o sentido dos objetos entre formas e signos geométricos.
Conectando o mundo do esporte ao mundo da arte, Barbosa já chegou a usar o equivalente a 300 bolas em uma única criação. Singular, agora também usa pinturas carimbadas por diversos tipos de boas esportivas – basquete, futebol, vôlei, polo-aquático – para ressaltar um novo cunho cromático.
“Assim como para os sufis e pitagóricos, acredito que os números e suas simetrias representam os estágios da criação, logo, procuro brincar com o abstrato e criar um novo mundo de possibilidades com a minha arte”, define o artista.
Sobre o artista
Felipe Barbosa nasceu em 1978, no Rio de Janeiro, e graduou-se em Pintura pela UFRJ, e é mestre em Linguagens Visuais pela mesma instituição. Em seus trabalhos, conjuga elementos do cotidiano e faz referências à História da Arte, alterando os significados dos objetos que elege transformar, criando em seu expectador uma sensação simultânea de proximidade e desconforto. O artista expõe regularmente desde 2000, em diversos países ao redor mundo, entre eles México, Estados Unidos, Espanha, Portugal, Croácia, Lituânia, França, Canadá, Holanda, Inglaterra, Argentina e Japão. Dentre suas mostras recentes, destacam-se Campo de las Naciones, na Galería Blanca Soto, em Madrid, na Espanha; The Record : Contemporary Art and Vinyl, no Miami Art Museum, nos Estados Unidos; Futbol Arte y Passion, no MARCO – Museo de Arte Contemporaneo de Monterey, no México; e Consuming Cultures – A Global View, 21C Hotel-Museum, em Kentucky, também nos Estados Unidos.
Serviço:
Exposição Arte entre 4 linhas
Curadoria de Osvaldo Caravalho
Período: 7 de dezembro a 24 de fevereiro
Visitação: de segunda-feira a sexta-feira: 09h às 18h – sábados: 09h às 13h
Endereço: Galeria de Arte Solar – Rua Saint Roman, nº 149, Copacabana – Rio de Janeiro, RJ.
Telefone: (21) 3202-6900