Dia 14 de Março é o Dia Nacional da Poesia. Esta data foi escolhida porque é o dia do nascimento do poeta brasileiro Antônio Frederico de Castro Alves (14 de março de 1847). Castro Alves é um poeta da fase do Romantismo e ficou conhecido como “poeta dos escravos” por ter lutado bravamente pela abolição da escravidão.
O Solar comemorou durante toda a semana! Professoras e auxiliares trabalharam com os alunos o gênero lírico Poesia a fim de apresentar a eles as diversas maneiras de se ler e escrever. Através de muita leitura de versos, estrofes e livros inteiros, as crianças realizaram brincadeiras na Biblioteca Comunitária Meninos de Luz, no pátio e também dentro das próprias salas de aula com poesias de Cecília Meirelles, e desenvolveram músicas e desenhos com as de Vinícius de Moraes.
As professoras leram o livro “Ou isto, ou aquilo” e também trabalharam a poesia “A flor amarela”. Os alunos aprenderam também que, com o passar dos anos, a poesia foi dividida por fases: barroco, arcadismo, romantismo, parnasianismo, simbolismo, pré-modernismo, modernismo, até chegar à forma que se escreve hoje.
Na quinta-feira, 15 de março, os alunos da Educação Infantil também ouviram uma poesia de Lalau (escritor paulista) chamada "A história da Banana" e depois fizeram um doce de banana com a receita da poesia. Os alunos do Ensino Fundamental realizaram Recitais e Rodas de Poesias, onde cada um lia para os colegas as poesias que mais gostaram de conhecer.
Para visualizar as fotos, clique aqui.