Ajude

Menu Doe

Intercâmbio Israel-Brasil

30/03/2012

O Solar recebeu 60 alunos que participaram do Intercâmbio Israel-Brasil na tarde desta sexta-feira, 30 de março. Trinta alunos judeus e árabes da escola israelense Ironi D’, que fica em Tel Aviv, Israel, vieram para o Brasil a fim de trocar conhecimento cultural e combater a discriminação e foram recebidos por outros 30 alunos da escola brasileira Eliezer Max, em Laranjeiras. A visita ao Solar foi uma exigência do grupo israelense devido à experiência maravilhosa que os jovens tiveram no ano passado!

A parceria entre a Escola Eliezer Max, Chazit e projeto Coexistência, também realizado no Solar há 4 anos, rendeu um encontro de conhecimentos e hábitos que se transformou em uma grande dinâmica onde cada grupo apresentou e ensinou aos demais suas danças, músicas e brincadeiras.

Segundo o voluntário do Coexistência, projeto do nosso parceiro Hillel, mais uma atividade incrível foi realizada no Teatro Meninos de Luz. “Conseguimos unir três escolas de diferentes origens e culturas e promover valores de coexistência e integração cultural”, contou. Para o voluntário, o auge da visita foi o workshop de hip hop oferecido pelos alunos do Solar. “Através da dança e da música, esses alunos comprovaram ser possível o diálogo e o respeito. Que possamos desenvolver cada vez mais projetos dessa natureza!”, enfatizou.

Para Rodrigo Baumworcel, professor da Escola Eliezer Max, a ideia é que o projeto seja uma espécie de imã, onde dois ou mais pólos são atraídos por uma força central. “É aí que entra o passeio ao Solar Meninos de Luz, pois essa integração com os dois grupos participantes do projeto mais o grupo do Solar possibilita uma vivência única para todos envolvidos, uma vez que todos se identificam não através da mesma língua, mas sim através da dança, da mímica, do próprio contato pessoal, enfim de uma cultura tão abundante e presente na casa do Solar Meninos de Luz”, esclareceu Rodrigo.

Ele ainda enfatiza que, nos próximos anos de projeto, todos possam vivenciar novamente as diferenças de forma tão prazerosa como foram nesses dois últimos encontros.

Voltar às notícias