O Solar Meninos de Luz recebeu Brian “Footwork” Green, professor, coreógrafo e dançarino do instituto Hip Hop Loves Foundation, que ajuda projetos sociais através de oficinas sobre a cultura Hip Hop. A visita aconteceu na manhã de segunda-feira, 23 de janeiro. Ele veio dos Estados Unidos para o Brasil para lecionar uma aula Master do curso intensivo de Hip Hop e suas variações no Espaço Triartis, em Botafogo, e aproveitou para participar de um Workshop no Solar, através da H2BK.
Ao saber do Workshop H2BK, projeto de Oficina de Hip Hop do aluno Ronaldo Marinho, 3º ano do Ensino Médio, realizado no Solar desde novembro de 2011, Brian se impressionou e quis conhecer o lugar onde é ensinado e praticado esse estilo de dança por pessoas tão jovens e talentosas.
Mais de vinte pessoas, entre alunos e professores de Hip Hop do Solar, moradores da comunidade e integrantes da Triartis, participaram do aulão. Durante o Workshop, Brian e o professor de Hip Hop do Solar, Danilo D’Alma, ensinaram sequências e marcações bem peculiares e complexas, que podem servir de base ou complemento em qualquer coreografia de Hip Hop, House, Break, Krump e em outros estilos. “Vocês dançam com o coração. Continuem assim, com alegria e criatividade. Nós amamos o que fazemos!”, disse Brian para os presentes.
O professor Danilo D’Alma ficou muito feliz com o encontro de Brian com os jovens do Solar e da comunidade. “Brian Footwork Green é um dos caras mais respeitados nesse meio, um inspirador. Ele é um cara religioso e espalha a paz pelo mundo através da dança”, contou. Segundo Danilo, ele fez questão de vir pelas crianças.
Os alunos do Solar marcaram presença na oficina ficaram completamente encantados com a precisão dos movimentos de Brian. “Ele é um grande dançarino, um exemplo. Ele também viveu em um lugar como o nosso e conseguiu vencer através da dança”, contou Ronaldo Marinho.
“Brian faz sapateado desde criança. O professor dele ensinava-o a imitar os sons dos instrumentos com o corpo e ele fazia isso dia e noite. Hoje em dia, ele assimila a batida de House, sapateado, Popping etc e transmite tudo isso com o corpo. Isso é muito difícil. Achei espetacular!”, declarou Lucas Alves, aluno do Solar e integrante da H2BK.
Todos os jovens que participam tanto da oficina de Hip Hop quanto do grupo de Workshop do projeto do Ronaldo são muito apaixonados por essa forma de expressão corporal e valorizaram muito todas as oportunidades ligadas a essa arte. No final, Brian disse “Agora eu sou o aluno” e os jovens então o ensinaram passos de Hip Hop e Funk, fechando o encontro com chave de ouro!
Veja video no youtube: http://youtu.be/g2mJ2coUNpc