Ajude

Menu Doe

Intercâmbio na África do Sul

16/01/2012

Manuela Bacellar, 19 anos, e Luan Goulart, 17 anos, formandos do Ensino Médio do Solar Meninos de Luz em 2011, foram contemplados a participar de um intercâmbio para a Cidade do Cabo, na África do Sul, onde ficarão por três meses. Ambos se destacaram e mostraram grande potencial para a fluência na língua inglesa durante o Primeiro Seminário da Edupro-Raízes Culturais, que tem Maria Galbier como co-fundadora e Letícia Portella como coordenadora, realizado no Solar entre os dias 04 de julho e 18 de agosto.


Os jovens ganharam uma bolsa de estudos para o programa intensivo de inglês no Curso EC Cape Town, na Cidade do Cabo, de Janeiro a Março de 2012, implantando, desta forma, a segunda fase do programa. Os estudantes serão hospedados por famílias locais e, assim, poderão praticar o inglês no convívio direto com o povo sul-africano.

Os Seminários da Edupro-Raízes Culturais têm o ensino da fluência em inglês como objetivo principal, com uma abordagem cultural, para os alunos do Ensino Médio de comunidades, a fim de prepará-los pessoal e profissionalmente para a educação superior e o mercado de trabalho. O programa contou com a participação de 16 estudantes do segundo e terceiro anos do colegial; três monitores dos Estados Unidos, sendo três estudantes de Greenwich, uma professora do ensino colegial de Woodstock, Connecticut, e dois jovens recém-formados pela Princeton University, mais uma jovem recém-formada na Inglaterra, sob a liderança da Advogada Maria Aparecida Galbier, coordenadora experiente no ensino da fluência em inglês e na implementação de programas de língua e cultura.

O seminário foi desenvolvido durante as férias para que jovens do exterior pudessem interagir com os estudantes brasileiros e servir de inspiração para os alunos do Brasil desenvolverem fluência no inglês. Houve uma troca de informações e culturas sobre os assuntos mais diversos e isso motivou os estudantes do Solar a usarem o inglês durante todo tempo de duração do seminário e prosseguirem no uso e estudo da língua após o término do programa.

O grupo se reunia quatro vezes por semana na Biblioteca Comunitária Meninos de Luz, onde foi criado um ambiente de imersão no inglês. A história da vida do Presidente Nelson Mandela foi também motivo de inspiração para o programa de intercâmbio.

Letícia e Maria acreditam que todas essas atividades desenvolvidas durante os encontros indicam que o curso não é apenas de idioma e sim de cultura e entretenimento. “Devido ao boom das indústrias de exportação e importação, petróleo, gás, turismo, hotel, finanças, seguros e outras atividades conectadas com a exploração do pré-sal e também com a Copa do Mundo de Futebol de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, há muitos empregos no mercado de trabalho, mas faltam candidatos qualificados”, declarou Maria.

Os alunos foram escolhidos para realizar o intercâmbio pela boa participação nas aulas, dedicação, força de vontade e o entusiasmo. Luan explicou que entrou no curso pelo aprendizado em si, mas quando se deu conta da possibilidade de viajar, ele passou a estudar em casa e a se dedicar mais nas aulas. “Eu não acreditei quando falaram meu nome! Tinham outros bons alunos fazendo o curso também. Mas estou muito feliz e vou aproveitar bastante. Quero voltar fluente na língua inglesa, conhecer a Cidade do Cabo, a cultura de lá, fazer amigos!”, comentou Luan.

Já Manuela disse que essa experiência também vai servir para ela valorizar mais o próprio país e a família pela oportunidade. “O tempo em que eu vou ficar na África do Sul vai me ajudar a amadurecer. Tenho certeza que vai ser uma experiência excelente para mim e para o Luan. Vai valer a pena começar a faculdade somente no segundo semestre de 2012!”, acrescentou Manuela.

Para visualizar algumas fotos, clique aqui.

 

Voltar às notícias