A Pedagogia de Projetos surgiu no Colégio Integral Solar há 3 anos, quando o professor Rafael Betencourt trouxe alunos de graduação de História da PUC para serem tutores de projetos – focados na mesma matéria – para alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II.
Em 2016, o Colégio Integral Solar adotou a Pedagogia de Projetos em sua grade curricular para todas as turmas do Ensino Fundamental II, do 6º ao 9 ano, abrangendo todas as matérias da Educação Formal.
Os alunos podem escolher os temas dos projetos que irão trabalhar. A escolha do tema é a primeira etapa. Posteriormente, montam junto aos seus tutores – sempre professores – um roteiro de pesquisa sobre o tema, conversam com especialistas (os professores de matérias relacionadas ao tema) e retornam ao seu tutor para uma prototipagem, quando fazem experiências e testes a respeito. Por fim, concluem o projeto e compartilham todo o seu processo com os outros alunos.
Atualmente, no ano letivo, são trabalhados 2 bimestres com aulas formais e 2 bimestres com a Pedagogia de Projetos, em que são trabalhadas principalmente a autonomia dos alunos, a autodisciplina, a organização, o senso de coletividade e os prazos.
A meta é que cada aluno trabalhe 4 projetos por bimestre, chegando a até 8 projetos concluídos no ano letivo. Todos os alunos passam por um acompanhamento rigoroso de seu tutor, inclusive do planejamento do dia letivo de cada um, para que seja possível concluir seu projeto no prazo estipulado. Ao final, cada aluno terá o seu portfólio geral.
As ideias sobre os temas são geralmente relacionadas a um assunto que interesse ao aluno ou até um problema da comunidade que precisa ser resolvido. A aluna Thais, do 8º ano, por exemplo, deseja ser médica. Ela já fez uma réplica do cérebro humano, focando suas pesquisas em assuntos como o sistema nervoso e o sistema circulatório. Já o aluno Paulo, do 9º ano, trabalhou uma cisterna para aproveitar a água da chuva para a comunidade onde mora. A construção já foi concluída e agora entra em fase de testes. Há ainda projeto trabalhando temas como plantação de morango, escravidão, vulcões e foguetes.
O Colégio Integral Solar realiza, ainda, Assembleias semanais onde os alunos discutem – por turma – os problemas cotidianos da escola. Com isso, foram criados Grupos de Responsabilidade. Nesses grupos, os próprios alunos se empoderam dos problemas discutidos na reunião e solucionam os mesmos por conta própria, desenvolvendo cada vez mais a sua autonomia.