Jovens do 2º e 3º anos do Ensino Médio do Solar Meninos de Luz apresentaram, na quarta-feira, 23 de novembro, os trabalhos de conclusão do curso de Administração da Totvs. O Sistema Microsiga Protheus foi ensinado para eles durante todo o ano e, ao final do curso, representantes da empresa, funcionários e outros alunos do Solar assistiram à apresentação dos trabalhos.
De acordo com o professor Thiago Chapelem, o trabalho era preparar um projeto de criação de uma empresa, explicar a divisão de setores, o fluxograma, os produtos criados. Expor a logomarca, missão, visão e valores, página na internet e perfil nas redes sociais, além de mostrar como o Sistema Microsiga Protheus ajuda na organização dos módulos de compras, estoque e custo, faturamento e financeiro.
Os alunos se dividiram em cinco grupos para a elaboração do trabalho. No dia da apresentação, eles se apresentaram vestidos socialmente e cada integrante do grupo correspondia a uma coordenação ou chefia de determinado setor da empresa criada, escolhidos por eles mesmos.
O 1º grupo, formado por Ruanne Viana, Thayene Alves, Pablo Rodrigues, Dielly Paiva e Michele Freitas, criou a empresa Sweet Perfumes. O 2º grupo a se apresentar, composto por Manuella Bacelar, Tainara Rodrigues, Renato Duarte, Paulo Oliveira, Loren Gomes e Luan Goulart, criou a empresa Rainbow, de óculos solar. Já os alunos Matheus Barbosa, Lucas Gomes, Jussara Martins, Yasmin Pereira e Alan Medeiros compuseram o 3º grupo que apresentou a Editora Informar Ltda. Ao final da apresentação, este grupo abriu para perguntas e entregou brindes aos presentes.
A empresa de sandálias Tropikaine foi criada pelo 4º grupo a se apresentar formado por Diogo Araújo, Jefferson Ribeiro, Michael Mesquita, Roberta Sales, Thaís Caldas e Vitor Coutinho. O 5º e último grupo, formado por Ana Beatriz de Oliveira, Camila Ferreira, Arthur Marques, Andreza Barbosa, Ronaldo Marinho e Lucas de Melo, apresentou a empresa Wearing Style, de calçados.
Joaquim Sanches, gestor de recursos, e Guilherme Oliveira, gestor PMO (escritório de Projetos), da Totvs elogiaram as apresentações. Segundo Guilherme, não é fácil ter de encarar uma plateia cheia. Gaguejar é normal. “Uma forma de tentar driblar isso é ensaiar bastante, olhar para o público e ver a recepção”, recomendou o gestor. “Os fluxogramas foram bem elucidativos e as dicas muito interessantes. Parabéns!”, acrescentou.
Para visualizar as fotos, clique aqui.