O Solar Meninos de Luz recebeu, na terça-feira, 25 de outubro, o escritor, ilustrador, publicitário e diretor de arte, JP Veiga. Ele abordou com os 20 alunos presentes a evolução de Darwin como tema para falar do seu livro “Tan Girino”. Ele explicou que o “bicho-homem” foi o animal que mais evoluiu e que está em constante evolução.
JP também mostrou aos jovens seus livros “A Menina que Virou Mico Leão” e “A Galinha que Botou o Ovo em Pé” e os deixou em e-book, versão para serem lidos pelo computador, deixando a Biblioteca Meninos de Luz inserida na Era Digital.
Além disso, o autor e ilustrador prometeu aos alunos que enviará para eles os estudos de personagens e ilustrações feitos antes dos livros ficarem prontos, conhecidos como pranchas, que mostra as tentativas e os erros. JP Veiga também propôs aos alunos que fizessem histórias e desdobrassem ilustrações sobre “O que é que você faria para ser ouvido?” para que, num próximo encontro, seja possível juntá-las numa única estrutura e conferir o resultado disso!
JP Veiga finalizou o encontro contando a história da própria orelha, que arrancou gargalhadas dos alunos!
Já na tarde da quinta-feira, 13 de outubro, a escritora Edna Bueno veio ao Solar para participar também do Solar Literário. Cerca de 30 alunos riram, cantaram e ouviram as histórias escritas por ela.
Edna Bueno começou a atividade contando a própria história. Ela explicou aos alunos que, quando criança, ela adorava escrever e desenhar. Na época, escrevia muitas cartas para uma prima e isso fez com que ela gostasse cada vez mais de escrever. Apesar desse gosto pela escrita, Edna fez faculdade de Engenharia. “Sentia-me de sapato apertado”! Mas, mesmo assim, trabalhou por 21 anos na área.
Quando seu filho tinha um ano, ela fez um curso de escrita com Maria Claudia Ramos, ganhou um concurso e fez cursos de literatura infanto-juvenil, africana e portuguesa e já tem 3 livros publicados “A Ingrid veio ver o Mar”, “Vovó e o Vento quanto Movimento” e “Entre os Bambus”.
Edna contou que muitas situações que vemos na vida podem servir de inspiração para boas histórias porque, com a arte, pode-se ver as coisas de um jeito diferente. Ela também abriu espaço para que as crianças contassem histórias e cantassem músicas como forma de estimular a criatividade.
Para visualizar as fotos, clique aqui.