No dia 8 de setembro, o autor e ilustrador Maurício Veneza realizou uma belíssima atividade com nossos alunos na Biblioteca Meninos de Luz. Além de vice-presidente da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEILIJ), Maurício já fez ilustrações para diversas finalidades como histórias em qua¬drinhos, publicidade, jornais, revistas, televisão, e também desenhos para cerca de setenta livros infantis e didáticos. Como autor, tem mais de 30 obras publicadas.
Durante o encontro, ele mostrou alguns livros, fez desenhos e ainda contou algumas histórias. Dentre suas obras publicadas estão “Dois Sapos Batendo Papo”, “Crianças da Amazônia”, “Meia Palavra não Basta” e “O Barquinho Vai…”.
Enquanto fazia ilustrações, explicava às crianças presentes que ninguém nasce desenhando bem, com traços precisos. “É necessário estudar para se aperfeiçoar”, declarou. “Quando eu era pequeno, desenhava assim (rabiscou na tela com a mão esquerda). Hoje em dia, depois de estudar bastante, passei a desenhar assim (e passou a caneta para mão direita)”, contou o autor.
Maurício desenhou elefante, o rosto de uma moça, bonecos e casas, entre muitos outros, para explicar também que há diferença entre os traços das ilustrações voltadas para crianças e para jovens.