Ajude

Menu Doe

Jornalista André Trigueiro lança livro e realiza palestra no Teatro meninos de Luz

31/07/2011

Na manhã deste domingo, 31 de julho, o jornalista pós-graduado em Gestão Ambiental e apresentador do Programa "Cidades e Soluções", do canal GloboNews, André Trigueiro, e conhecido palestrante espírita, lançou a 3ª edição do livro Espiritismo e Ecologia com dois capítulos novos "Ecologia na obra de Chico Xavier" e "Repare a Natureza" e realizou uma palestra-debate sobre o tema no Teatro Meninos de Luz.

Segundo André Trigueiro, a razão e o propósito deste evento Lar Paulo de Tarso é o fortalecimento dos laços de apoio, simpatia e comprometimento com a causa desta obra. A começar por aqueles que estiveram na comunidade pela primeira vez com o objetivo de aproximar o asfalto do morro. De acordo com ele, o evento é uma oportunidade de ajudar o Lar Paulo de Tarso pois a totalidade dos recursos obtidos com a venda dos livros no local será revertida para a própria instituição. Além de jornalista e autor de livros, Trigueiro também é professor de Jornalismo Ambiental na PUC-RJ, disciplina que ele mesmo criou.

Inicialmente, foi exibida a matéria que André Trigueiro fez sobre o Solar Meninos de Luz. A presidente do Solar e dirigente do Lar Paulo de Tarso, Iolanda Maltaroli, convidou Dirceu Silveira Rodrigues, Denise Pereira, os filhos Isabella Maltaroli e Daniel Maltaroli, também fundadores das duas instituições, Paulo Ciryaco, Celina de Andrade e o próprio André Trigueiro para compor a mesa de honra.

De acordo com Iolanda Maltaroli, relacionado ao tema do livro, é importante ter em mente como está ocorrendo a evolução do nosso planeta e como se dá a interdependência entre este e os seres. “Há uma solidariedade imensa entre toda criação, entre o universo inteiro”, contou. “A evolução do planeta caminha para um estágio onde o amor e a fraternidade reinarão”, acrescentou Iolanda.

Através de outros livros, artigos e fontes de pesquisas sobre o desaparecimento de civilizações antigas, André Trigueiro esclareceu que todas elas tinham algo em comum. “Todas essas civilizações extintas foram descuidadas na forma como passaram a retirar recursos naturais do meio ambiente que foi maior que a capacidade de suporte dos ecossistemas”, explicou. Para ele, isto fez com que deixasse de haver harmonia entre os homens e a natureza.

Trigueiro ainda destaca que há um efeito cascata que nós também estamos sujeitos a sofrer pela forma como tratamos a natureza hoje em dia. “O rio deixa de ser perene, as pragas atacam lavouras, somados a escassez de recursos e de nutrientes, ao crescimento caótico das cidades, à poluição, aos desperdícios, à produção monumental de lixo…Tudo isso reduz a nossa qualidade de vida. E, com isso, estamos agravando os problemas ambientais na nossa casa planetária”, declarou.

Para o autor do livro, aquele que não cuida da natureza ajuda a sociedade a cometer um ecocídio. “Se todas as religiões são contra o suicídio, o auto-extermínio, coletivamente fazemos escolhas que reduzem a capacidade de suporte do planeta que gera um ecocídio. Deve-se ter discernimento para cuidar do planeta e praticar a sustentabilidade”, ordenou.

Por fim, o jornalista fez um apelo aos presentes. “Que a gente não finja que a Terra está bem, pois não está. Vamos fazer com que o único país do mundo com nome de árvore seja referência”. Ao final da palestra, houve sorteio de cinco DVDs e 83 livros com autógrafos do Trigueiro foram vendidos. O público, comovido, não percebeu as 3 horas em que se desenvolveu o evento e aplaudiu o orador com grande entusiasmo.

Para ver as fotos, clique aqui

Voltar às notícias