No dia 22 de setembro, iniciamos a Primavera, tema que vem sendo trabalhado com os alunos desde então. Em meio a diversas atividades relacionadas ao tema, em 5 de outubro, os alunos do 9º ano plantaram um jardim de poesias.
A ideia do jardim se iniciou nas aulas de poesia livre do 3º bimestre, quando a professora Cybelle Borges trabalhou a sensibilização dos alunos por meio de músicas, leituras de poemas e discussões em sala. Cada aula seguia uma temática e finalizava com a produção de uma poesia dentro do tema abordado no dia.
No 4° bimestre, os alunos começaram a aprender poesia estruturada, isto é, poesia com rima e métrica determinadas, além de aprenderem a utilizar figuras de linguagem como metáfora, antítese, paradoxo e metonímia.
Foi feito um varal de poesia, que continha poesias de diferentes períodos literários e de diferentes autores, inclusive estrangeiros. Os alunos puderam ter o contato com essas poesias ao passear pelo varal e foram convidados a escolher aquela que mais lhe houvesse chamado a atenção. Cada um leu a poesia escolhida e, com isso, analisaram os padrões de rima, métrica e as figuras de linguagem utilizadas, além da mensagem transmitida.
Em seguida, os alunos tiveram que produzir poesias que obedecessem aos mesmos padrões das que haviam escolhido. A temática era livre, mas muitos escolheram falar da natureza.
Após mais algumas aulas abordando a poesia estruturadas – análise e produção, ao final do curso de poesia, com duração de 1 bimestre e meio, foi feita uma produção suficiente para compor o mais novo jardim do Solar.
Agora, o tema deverá ser trabalhada com a professora de artes para se tornar um livro que será entregue na formatura aos alunos para presentearem seus responsáveis, da mesma forma que foi feita em 2015.