A aluna Franciele Martins de Souza , do 1º ano do Ensino Médio, participou do programa de intercâmbio Brayce Program em agosto deste ano. Ela passou 3 semanas em Conecticut, nos Estados Unidos, com todas as despesas pagas.
Fizemos algumas perguntas para saber como foi essa experiência, se ela gostou e se gostaria de participar novamente. Confira a entrevista abaixo:
1. Para onde foi seu intercâmbio e quanto tempo durou?
Meu intercâmbio foi para os Estados Unidos e durou 3 semanas: duas em um acampamento (Camp Hazen) e outra com uma família que me hospedou.
2. Como foi participar do acampamento?
Participar do acampamento para mim foi algo , porque sempre foi meu sonho viajar para o exterior e também foi uma ótima oportunidade de aprimorar mais o meu inglês.
3. Como foi ficar na casa de uma família americana?
Ficar com uma família americana foi muito divertido. Minha Host Mom era Brasileira, mas meu Host Daddy e minhas Host Sisters eram americanas. Todos eram amáveis e engraçados.
4. Como eram os outros adolescentes e como foi interagir com eles?
No acampamento e fora do acampamento, todos que conheci eram super legais, respeitosos, divertidos e demonstravam bastante compreensão pelo fato de eu estar lá para aprimorar meu inglês.
5. Quais atividades você realizava?
Eu fazia canoagem, customização de camisas, aula de sobrevivência, aula de culinária, paddle, confecção de murais, navegação…
6. Do que você mais gostou? E do que menos gostou?
Eu amava todas as atividades que fazia, porém eu me divertia bastante na hora do Paddle. Não tem nenhuma atividade que eu não tenha gostado, mas a que menos me identifiquei foi navegação, porque era bem complicado para conseguir navegar.
7. O que você aprendeu?
Eu aprendi diversas coisas com as atividades que fiz, mas em relação as coisas da vida, aprendi bastante a não me prender somente as mesmas pessoas e sempre fazer novas amizades nos locais, aprimorar mais meu inglês e perder um pouco a vergonha de me comunicar.
8. Do que você já está com saudade?
Eu sinto muita falta das amizades que eu fiz lá, da comida, dos locais que conheci e da minha Host Family.
9. Gostaria de fazer um novo intercâmbio? Pra onde?
Claro, por mim passaria o resto da minha vida viajando ao redor do mundo. Eu quero muito conhecer Londres e França.
Mais uma vez, o Solar agrade a todos os que tornaram esse intercâmbio possível: Anna White, Diana Nijboer da instituição parceira EduMais, Rafael Guerra e Margot Calder do Brayce Program, Mais Caminhos, pais e responsáveis da Franciele e a própria Franciele.