No dia 25 de abril o Ministério de Relações Exteriores , no Palácio do Itamaraty do Rio de Janeiro e o Portal de Artes do Saber Cultural inauguraram exposição Mostra Arte Brasil com participação do artista plástico carioca Rodrigo Andrian.
Rodrigo é graduado em História da Arte. Ele apresenta em seu trabalho aspectos históricos, geográficos e étnicos do povo brasileiro, a preocupação com a questão social, o meio ambiente e animais em perigo de extinção.
Uma parte das vendas das obras (10%) será doada ao Solar Meninos de Luz.
Convidados de Honra:
Príncipe Dom João de Orleans e Bragança – Fotografia
Daniel Grosman – Pintura – óleo sobre tela
Mauricio Barbato – Pintura – acrílica
Edgar Duvivier – Escultura
A respeito das obras apresentadas na exposição:
1) "Índia Kuikuro", acrílica sobre tela, 41 x 58 cm, 2010. (Foto ao lado)
Uma Índia da tribo Kuikuro, da reserva do Parque Alto Xingu, no Mato Grosso, com pintura corporal. A etnia Kuikuro está entre as cerca de 20 línguas nativas que estão correndo risco de desaparecer.
Atualmente são pouquíssimas as tribos indígenas que conseguem manter suas tradições, em confronto com a tecnologia do mundo contemporâneo.
2) "Peixe Dourado e a Ribeirinha", acrílica sobre tela, 75 x 43 cm, 2010.
O Dourado é um peixe da Região da Bacia Amazônica, era comum também no Rio Grande do Sul, mas através do Decreto Estadual nº 41.672/2002 foi declarado entre as espécies ameaçadas de extinção e incluso na lista como espécie vulnerável (a correr alto risco de extinção em médio prazo), pela pesca indiscriminada. Na imagem, o Dourado acompanha a vida simples da população ribeirinha, que vive em casebres às margens dos rios. A moça ribeirinha, de pele parda, descendente de índios, banha-se nas águas claras de um rio.
Serviço:
Local: Palácio Itamaraty do Rio de Janeiro
Data: 25/04 à 17/05
Horário: 16h às 19h