No dia 28/05 foi comemorado o encerramento da primeira etapa da campanha “Eu te amo, meu irmão do Haiti”, que já dura três meses, envolvendo todas as turmas do SOLAR. Como explicou a diretora Isabella Maltarolli, o evento marcou o término da participação dos alunos da Educação Infantil até o 5º ano do EM. O projeto incluiu também uma exposição de trabalhos artísticos – desenhos, colagens, maquetes – na Galeria Meninos de Luz. Esse grupo de alunos inicia agora uma campanha semelhante para as vítimas das enchentes e desabamentos de nosso estado: “Eu te amo, meu irmão do Rio de Janeiro”.
Isabella lembrou que ao agirmos solidariamente com irmãos necessitados estamos pondo em prática os ensinamentos de Jesus que pregou: o amor ao próximo. As doações de alimentos e roupas já recolhidas serão enviadas para o Haiti. A remessa será feita através da ONG Viva Rio, que mantém escritório naquele país e cuja representante, Cibele Dias, estava presente. Cibele fez um relato sobre a situação no Haiti e exibiu slides mostrando o trabalho lá realizado por eles e por voluntários de outras nações. Ela destacou o grande carinho que a população tem pelos brasileiros, inclusive pela missão militar, e parabenizou o SOLAR por promover uma campanha tão importante.
A fundadora do SOLAR, Yolanda Maltarolli, fez questão de destacar o trabalho de crianças do Jardim que fizeram maquetes com caixas de papelão, representando as casas que elas gostariam que as crianças do Haiti tivessem. Entre os trabalhos, a reprodução da igreja onde Zilda Arns faleceu, atingida pelo desabamento, e onde ela aparece como o Cristo crucificado. Yolanda destacou o trabalho dessa médica sanitarista brasileira que dedicou sua vida ao bem das crianças. Em seguida, convidou a plateia a se unir numa oração pelas vitimas do terremoto.
Os jovens do Ensino Médio fizeram um trabalho em Power Point que foi apresentado pelos alunos Manoela Bacellar e Diogo Araújo. Uniram imagens do Rio de Janeiro, que “continua lindo”, a imagens das tragédias recentes, com trilha sonora. Mesmo sem palavras, o trabalho dos adolescentes nos conclama a trabalhar por uma cidade melhor para todos. Houve também desfile de alunas do 6º e 7º ano do Ensino Médio com roupas do Bazar do SOLAR e que serão também doadas para o Haiti. Em seguida, os alunos, por grupos, depositaram nas caixas respectivas as doações para o Estado do Rio (Jardim a 5º ano) e Haiti (6º a 9º ano). Uma nova exposição está sendo montada e poderá ser visitada na Galeria do SOLAR.
Ao final, muita música, vibrando boas energias no ritmo da batucada do BLOCO BRASIL. A garotada subiu ao palco que ficou pequeno para tanta animação, o que entusiasmou ainda mais os músicos.
Esses são nossos Meninos, que respeitam quando se pede silêncio para que alguém possa falar ou rezar, como no início evento. São nossos Meninos compartilhando sua Luz com irmãos de outras nacionalidades. São nossos Meninos Solidários dos quais muito nos orgulhamos.
Na foto os músicos do Bloco Brasil, os alunos e Yolanda e Isabella Maltarolli.
Para ver mais fotos clique aqui.
Por Teresa Fazolo (jornalista voluntária)