Na esteira do compromisso global com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, a busca pela inclusão tornou-se um imperativo moral e social incontestável. No âmbito da ODS 10, que visa reduzir as desigualdades dentro e entre países, a inclusão de pessoas com deficiência emerge como uma prioridade crucial.
Na opinião do especialista em educação especial, Pedro Lucas Costa, uma escola só é inclusiva quando respeita e encontra as melhores respostas para as diferenças. “Não é aquela que ensina um currículo para cada criança e sim aquela que apresenta diversas formas e meios para que todas as crianças possam percorrer o mesmo currículo, afinal a diversidade não é característica somente da deficiência e marca o que significa ser humano.”
Para ser inclusiva, uma escola precisa, além do ensino, de infraestrutura acessível. “Uma escola sem acessibilidade, além de ser uma violência, passa um recado de exclusão que devemos lutar contra”, enfatiza Pedro.” (Fonte: Agência de Notícias UniCEUB)
Nos últimos anos, temos testemunhado um aumento na conscientização e no diagnóstico de crianças com deficiência. Embora isso possa parecer um sinal de progresso, também traz consigo o desafio urgente de garantir que essas crianças tenham acesso a oportunidades educacionais igualitárias e inclusivas.
Para cumprir a promessa da ODS 10, as escolas devem se tornar espaços verdadeiramente inclusivos, onde todas as crianças, independentemente de suas habilidades ou limitações, possam prosperar. Isso requer uma abordagem holística que vá além da simples adaptação física das instalações, envolvendo também a capacitação de professores, o desenvolvimento de currículos inclusivos e o fomento de uma cultura escolar que celebre a diversidade.
Com um olhar muito cuidadoso e atento, todos os profissionais aqui do Solar Meninos de Luz visam compreender e atender às necessidades individuais das crianças, buscando sempre o melhor para cada uma delas.
Além disso, valorizamos muito a parceria com os pais e responsáveis. Consideramos todos membros essenciais da equipe educacional: contamos com a participação ativa de cada um e procuramos incentivá-los em todos os aspectos da jornada escolar de seus filhos. A escola e os pais trabalham juntos em prol do bem-estar e do sucesso de cada criança, colaborando em estratégias de ensino, acompanhamento do progresso e resolução de desafios que possam surgir.
“Quando recebemos uma criança com deficiência aqui na escola, acreditamos que a socialização e a relação com outras crianças e adultos auxilia muito no desenvolvimento, conhecimento e na autoconfiança do aluno, dos pais e também dos outros alunos. Buscamos criar, assim, uma relação de respeito, companheirismo e ajuda”, completa Rosemarie Ramalho, diretora pedagógica do ensino fundamental 1.
No Solar Meninos de Luz, temos orgulho em acolher todas as crianças, garantindo para elas um lugar de desenvolvimento. Fazemos o nosso melhor para que suas vidas possam ser transformadas pelo poder do amor e da educação, para que isso se reflita na sociedade em que vivemos.