Na última terça-feira, dia 27, aconteceu a Pré-Conferência relativa a 12ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente no Município do Rio de Janeiro, e o Solar foi muito bem representado pela nossa Assistente Social e Conselheira do CMDCA, Beatriz Fartes, pela nossa Psicóloga, Maria Alice, pela nossa assistente social Liana Storino, pelas estagiárias Sheila Nogueira e Mayla Vellasco e pela aluna do 2 º anos do Ensino Médio, Ana Clara Melo Reis.
Ana Clara entrou no Colégio Solar aos 6 meses e hoje, aos 18 anos, foi eleita delegada e representará o Solar, como já fez em outras ocasiões, na 12ª Conferência do CMDCA, que debaterá sobre a participação da criança e adolescente de forma efetiva junto às instâncias governamentais e planejamento de políticas.
Em dúvida sobre o curso de Direito e Ciências Sociais, Ana diz se sentir confortável em debates sobre políticas públicas, principalmente se voltadas para comunidade, pois entende que é preciso fazer mais por essa população vulnerável. Demonstrando sempre muita gratidão pelo Solar, ainda disse que falar no evento do CMDCA foi “inimaginável e a realização de um sonho”, já que por muitas vezes pensou que nunca teria oportunidade parecida.
Como ela mesma pontuou na Pré-Conferência, o Solar garante o diálogo permanente com os alunos, e assim é possível identificar e direcionar nossos meninos de luz para o caminho que desejam seguir. Com Ana Clara não tem sido diferente, uma vez que foi possível, desde cedo, perceber suas potencialidades e direcioná-la para esse caminho que vem lhe fazendo se sentir tão realizada.
Esse sentimento pode ser traduzido pelo seu próprio depoimento:
A 12ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente no Município do Rio de Janeiro acontecerá no final de novembro e além da Ana Clara, terá como delegados no evento os conselheiros do CMDCA Ana Beatriz Fartes e Guilherme Maltaroli, também assistente social e diretor de desenvolvimento institucional no Solar Meninos de Luz, respectivamente.