A inserção e disponibilização de computadores na prática pedagógica torna o ensino mais dinâmico, possibilitando aos alunos novas formas de pesquisar, estruturar pensamentos, se comunicar, redigir textos, criar desenhos, efetuar cálculos e simular fenômenos.
O Laboratório de Informática do Solar conta com 15 máquinas, licenciadas para Windows, Office e Server, pela Microsoft, em ambiente climatizado.
Expandir as atividades para alunos do curso noturno, EJA – Educação de Jovens e Adultos e do Centro de Apoio Casa da Manjedoura, de Assistência às famílias.
Obs: Devido à falta de recursos financeiros para contratação de profissionais qualificados que ofereçam suporte para outros grupos, hoje o Laboratório de Informática é utilizado somente pelos alunos do Colégio Integral Solar.
Em 1997, o Solar Meninos de Luz ganha seu primeiro Laboratório de Informática. Alunos do Programa Educação Integral que tinham entrado no Colégio em 1991, já estavam no início do Ensino Fundamental I, com a direção do Solar Meninos de Luz empenhando-se em fornecer-lhes aulas de Computação. Através do Comitê para Democratização pela Informática – CDI, o Solar recebeu 5 computadores usados para montar o pequeno Laboratório, viabilizando as aulas de Informática Educativa para os alunos do Solar.
O CDI é uma organização social voltada ao empoderamento digital, que tem como objetivo formar jovens autônomos, conscientes e conectados. Na época, realizava campanhas de arrecadação de computadores intituladas “Informática para Todos”. No entanto, perceberam que não adiantava somente disponibilizar computadores para as pessoas, pois elas não sabiam como utilizar, era preciso capacitar e sensibilizar para o uso da ferramenta tecnológica. E assim nasceu a parceria Solar e CDI, que além da doação das máquinas, também capacitou e acompanhou as aulas de Informática Educativa para alunos do Pré I à 5ª Série do Solar, além de aulas de Microsoft Office para os professores do Solar e jovens e adultos da Comunidade.
Com o decorrer dos anos o Solar abriu turmas para o Fundamental II (6º- 9º ano) e, depois, Ensino Médio (1º ao 3º ano), aumentando também o número de alunos atendidos no Laboratório. Novas doações de computadores foram arrecadadas, seja com o próprio CDI, ou mesmo de pessoa física ou jurídica, permitindo a ampliação do Laboratório. Os parceiros foram essenciais para a melhoria do atendimento aos alunos e qualidade das aulas.
Após reforma da sala em 2009, com a parceria da 9ª Vara Federal e a doação de computadores novos de última linha pela PSAFE, o Laboratório de Informática conta hoje com 15 máquinas, licenciadas para Windows, Office e Server, pela Microsoft.
O Solar Meninos de Luz continua sua missão de proporcionar educação transformadora para crianças e jovens da comunidade Cantagalo-Pavão-Pavãozinho. Recentemente foi realizado o programa de certificação em Inteligência Artificial (IA), em parceria com a RECODE, capacitando os nossos alunos do 1° e 2° ano do Ensino Médio para que consigam enfrentar a falta de oportunidades, […]
Leia maisEm uma iniciativa pioneira, o Solar Meninos de Luz e o Museu de Favela estão revolucionando a capacitação empreendedora e digital nas comunidades do Pavão, Pavãozinho e Cantagalo. Este projeto ambicioso visa não apenas educar, mas também inspirar os moradores a se tornarem agentes de mudança em suas próprias vidas e na economia local, usando […]
Leia mais“Quando crescer quero ser inventor tecnológico para inventar robôs e coisas do tipo, se eu não conseguir entrarei para a aeronáutica…..” Wesley Henrique Silva Ferreira, 19 de outubro 2016 Uma meta que já começou a virar realidade. Hoje, em 2022, Wesley cursa seu primeiro ano de Engenharia Mecânica na Estácio de Sá, e se tornou […]
Leia mais