Nossa formação vai muito além das salas de aula, pois aqui, queremos que os nossos alunos utilizem cada segundo no Solar como uma oportunidade de aprendizado. Uma das nossas tantas histórias incríveis, é sobre a ex-aluna, Dandara Amaral, que atualmente é aluna de Pedagogia, da UNIRIO.
Dandara diz que tanto as atividades complementares, quanto o carinho e atenção de nossa equipe, a inspiraram, e agora, ela volta para nos homenagear com uma obra de arte em nosso laboratório!
Ela entrou para a nossa família em 2007, com apenas 7 anos de idade, enquanto o seu irmão, Jefferson, já era um de nossos alunos e contava as maravilhas da escola para a irmã. Enquanto aluna, Dandara gostava de desenhar, e das várias atividades complementares como: dança de salão, ballet, percussão, meditação e yoga.
“O que eu pude aproveitar eu aproveitei! Esse espaço que eles abriram pra gente fez toda diferença para o que eu sou e faço hoje.”
Hoje, além de manter sua amizade com a turma da época e com os professores, Dandara também fala que os aprendizados de meditação e yoga são parte da sua vida ainda. Quando estava no Ensino Médio, não sabia muito bem qual curso iria seguir, pois se sentia dividida entre Design, História ou Assistência Social, mas não sabia o que escolher.
Tanta insegurança fez com que ela não escolhesse nenhuma das faculdades, e com isso, os nossos diretores Isabella e Guilherme, e a coordenadora de atividades extras, Alessandra Almeida, foram conversar com a aluna para entender o que se passava.
Sem nunca ter se imaginado dentro de uma sala de aula, mesmo sempre tendo gostado da sensação de estar nela, em 2019, Dandara começou a trabalhar em uma creche. O sentimento criado pela alegria de estar junto das crianças a fez repensar sobre o que gostaria de fazer, e acabou optando pelo curso de Pedagogia, o qual passou no 2º semestre de 2019!
Durante a pandemia, o hobbie de desenhar acabou falando mais alto, e após postar a arte que fez em sua própria parede nas redes sociais, acabou chamando a atenção dos amigos e conhecidos. Além disso, quando toda a situação começou a ficar mais tranquila, ela recebeu encomendas, inclusive de uma ex professora!
Com a reforma do nosso laboratório, nossa coordenadora do Fundamental 2 e Ensino Médio, Cybelle, teve a ideia de convidar Dandara para fazer uma arte na nossa parede e marcar não só a nossa história, como também, nossa sala!
“Sempre fui muito bem atendida e acolhida no Solar, via os professores como inspirações para a própria vida e buscava ter empatia com todos eles. No 3º ano tive uma conversa com o professor de Literatura, o Gustavo Felizardo, onde o tema era o futuro e o que eu pretendia fazer, falamos sobre como eu amava a educação, mas tinha medo, achava que não tinha jeito, achava que não tinha como seguir, até que ele falou: “Seu lugar é na educação e você ainda ver isso!”