Na escola da vida, seremos eternamente alunos que aprendem novidades a cada dia e reaprendem o prazer do conhecimento. E nem mesmo os que já foram responsáveis por ensinar estão livres de novidades, como no caso de de nossa professora Hevelin Costa e da mestranda da UFRJ e moradora de nossa comunidade Denize Amorim.
Para as suas pesquisas de mestrado, as duas utilizaram trabalhos realizados no Solar como ponto de partida dos seus temas. Além disso, ambos ainda envolveram alunos do ensino básico, seja para como objeto de pesquisa ou atuando diretamente na criação do projeto.
Denize, que está fazendo um projeto de Educação em Ciências e Saúde (Laboratório de Tecnologias Cognitivas do NUTES/UFRJ), desenvolveu uma revista digital conjunta com alunos e outros professores. Chamada de “Luz, Caminhos & Ação” a edição uniu 21 alunos para criar reportagens onde eles refletem criticamente sobre contexto de moradores das comunidades e falam sobre ações locais.
Já Hevelin, que é professora de Ciências Biológicas, defendeu sua tese de mestrado na UERJ que falou sobre a horta ampliada criada no Solar e a importância deste tipo de ensino para os impactos ambientais da população.
A participação dos alunos em todas etapas da tarefa (Audiovisual, limpeza do terreno, manejo de solo, construção de canteiros, plantio) foi essencial para gerar o senso de coletividade e fazer com que cada um se dedicasse de uma forma.
Parabéns para as duas que além de se doarem para ter ainda mais conhecimento, ainda utilizaram nossos meninos de luz em seus projetos para que estes aprendessem juntos!