O que você vai ser quando crescer? Com essa pergunta, a Fundadora e Presidente Iolanda Maltaroli abriu o encontro, amenizando a curiosidades dos alunos do Ensino Fundamental II e Médio, sobre o que poderiam esperar do Workshop Surfando nas Ondas da Vitória, realizado na tarde do dia 28 de outubro.
Em seguida, as crianças do 1º ano do Ensino Fundamental I, dançaram e apresentaram palavras de incentivo aos colegas “Vocês, grandes, são nossos exemplos! Queremos ver vocês crescer na vida!”. Depois, Isabella falou sobre a proposta do workshop já que os professores, coordenadores e direção perceberam a desmotivação e desânimo dos jovens.
Na palestra Protagonismo, Iolanda falou sobre como todos somos autores das nossas vidas e temos a capacidade de mudar (sempre!), citou exemplos de agentes de mudança, como Joaquim Barbosa, jurista brasileiro, que foi advogado, procurador da República e ministro do Supremo Tribunal Federal, e Malala Yousafzai, a adolescente paquistanesa que ganhou o Prêmio Nobel da Paz, em 2014, como reconhecimento da sua luta contra a repressão de crianças e jovens e pelo direito de todos à educação.
A presidente também dissertou sobre como os caminhos devem ser construídos, seja no âmbito pessoal, social ou profissional. Ela convidou os alunos corajosos, capazes de vencer a timidez, para participarem de uma dinâmica onde grupos com alguns alunos do Ensino Fundamental II, separados por suas turmas, deveriam responder “Eu tenho um sonho, que é…” e “O que posso fazer para colaborar com um mundo melhor é…”. Depois, foi a vez dos alunos do Ensino Médio responder as perguntas.
Os jovens, que adoraram a proposta, foram muito criativos e sensatos em suas respostas, dentre elas, falaram que para construirmos um mundo melhor é preciso “Diminuir a desigualdade. Estudo é a base de tudo. Ser menos egoísta. Pensar mais nos outros. Ajudar o mundo a ter paz e não pobreza. A escola que dá subsídios para todas as outras profissões. Tem que ter atitude para alcançar um objetivo. Através do conselho, em ser amigo, um ajuda o outro. Ser humilde, ajudar o próximo, ser solidário e estudar. Amar o próximo como a si mesmo. Focar no futuro. Se um guerreiro, que nunca foge da luta. Buscar a verdade, ser esperto. Andar pra frente”.
Demonstrando o espírito de fraternidade que a turma compartilha, um dos grupos respondeu que “A união faz a força! Nossa turma é unida, a gente se ajuda para passar de ano, mas também depende de cada um querer”. E, numa divertida apresentação, outro grupo demonstrou como, nas diferentes fases da vida, temos perspectivas distintas. De “Presidente, Músico, Princesa e Médica!“ para “Arqueólogo, Músico, Advogada e Veterinária”.
Após o lanche, preparado especialmente para o encontro, Iolanda apresentou sua segunda palestra no workshop – Visão de Futuro, onde lembrou da importância em escolher boas amizades, em como devemos ser bons exemplos, vencer a inércia e apatia, manter a disciplina – que é a vitória da razão sobre a preguiça e sobre como devemos estar atentos às nossas vontades, já que são elas que dão direção ao nosso pensamento e sentimentos. “Liberdade é fazer o que se deve, conscientemente” disse a palestrante, que encerrou a apresentação com o filme “O que você quer ser quando crescer?”, eleito um dos melhores vídeos motivacionais de 2013. Clique aqui para assistir.
Um dos ápices do workshop foi a palestra do Dr. Ricardo Aguilar, renomado dentista carioca e apaixonado por surf. Ele contou sobre as dificuldades que superou em sua vida, do esforço e suas recompensas. No final, mostrou um vídeo, com a carreira de campeões, como o jogador de futebol Neymar, o surfista Gabriel Medina e os alunos do Solar Meninos de Luz.
Após um belo depoimento do ex aluno Lucas Melo, sua mãe, Lizandra Melo, que também e mãe da Juliana Melo, aluna do 9º ano do Ensino Fundamental II, falou sobre a importância da persistência, da força de vontade, e sobre como os jovens não devem desistir das possibilidades que o Solar oferece, que são muitas. Disse ainda sobre como se pode deixar a preguiça tomar conta e batalhar pelo futuro “O início é sempre de hoje para o amanhã”. Comentou a Luzandra que encerrou seu pronunciamento, lembrando como é dura a realidade vivida na comunidade e que “mesmo os alunos que não tem o exemplo em casa, conseguem encontram oportunidades aqui”.
“Considero uma das coisas mais importantes que já houve no Solar, não porque eu fiz, mas porque representou para os alunos apáticos uma forma de atingimento da vontade de criar, fazer, acordar e deixar de lado o desânimo, saber que pode vencer, ter domínio próprio, conseguir planejar e acreditar no que se quer. além de ser talvez o único ou um dos únicos que já se fez numa escola de nível de pré e adolescentes. Além da forma diferente, adaptada, com alegria para não cansar, de que foi realizada. Até mesmo havia cartazes maravilhosos, com frases de grande utilidade para os alunos”, disse alegremente a fundadora, presidente e palestrante Iolanda.
Para encerrar as atividades dessa tarde especial, os alunos do Ensino Médio dançaram coreografias ensaiadas para a aula de inglês e Isabella finalizou com palavras de incentivo à vitória nas matérias escolares com projeção da frase: Sem educação de qualidade e cultura não há possibilidade de Vitória pessoal ou profissional. Lembrem-se: surfem nas ondas da vitória porque “As ondas da vitória são grandes e fortes e levam ao porto seguro”.