Na reta de final do ano, é chegado o momento de se colocar em prática o aprendizado. Em busca da profissão que querem seguir, os alunos do 3º ano do ensino médio e do 5º ano do ensino fundamental desenvolveram projetos objetivos e criaram soluções para problemas identificados em seu território.
Parte da turma do ensino médio apresentou a ideia de um app para dizer onde está o lixo e facilitar a coleta. Outro grupo desenvolveu uma cisterna de uso doméstico para coletar água da chuva, pesquisando custos e realizando a instalação.
Já os alunos do 5o ano dividiram conosco o resultado de suas pesquisas sobre profissões numa apresentação que surpreendeu a todos pela sua qualidade e profundidade de conteúdo.
Foram momentos especiais. Percebemos que as vivências e dores pessoais foram os maiores incentivadores na escolha dos projetos, emocionando, por diversas vezes, a todos. Era real a vontade de serem agentes transformadores de tristes realidades. Ficamos orgulhosos em vermos apresentações bem estruturadas, com visões críticas e analíticas das dificuldades do entorno. Seguimos, assim, estimulando essa importância de cada um modificar sua realidade, sem esquecer que o mesmo precisa ser feito pelo próximo. Avante, meninos de luz!