Dando continuidade nas celebrações pela paz, na última sexta-feira, dia 25 de abril, das 19h30min às 21h30min, em plena fermentação dos tristes acontecimentos no Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, houve a Celebração da Paz, no Teatro, pela Escola de Pais, tendo sido substituída a temática normal pela solenidade ecumênica com música, meditação e preces.
Além dos pais, estiveram presentes representantes do Colégio Integral Solar, cantores do Coral do Lar Paulo de Tarso e do Coral Cantareiros, representantes da Religião Evangélica, Judaica e Espírita, amigos, parentes e alguns alunos levados pelos pais.
Aconchego, acolhimento, abraço carinho e desejo de pacificação aos pais que ali representavam toda a comunidade, foram os objetivos da reunião, que contava com plateia tão cheia que muitos ficaram em pé. Após as explicações e apresentação do evento pela Prof.ª Iolanda Maltaroli, houve a prece muito inspirada da Profa. Isabella Maltaroli em benefício dos moradores, dos traficantes, da polícia, do amado Douglas, o bailarino DG, sua mãe, e de Edilson, de sua madrasta e familiares dos dois.
Seguiram-se músicas pelo Coral do Lar Paulo de Tarso, com regência de Vitor Damiani, que encantou a plateia, retribuindo com muitas palmas e demonstrações de alegria. O Coral Cantareiros, sob a regência de Jules Vandystadt, como sempre com fantásticas apresentações, arrancando aplausos entusiasmados de todos.
Nos intervalos a Prof.ª Iolanda, ilustrando com imagens, falou sobre as bem-aventuranças, proferidas por Jesus no Sermão do Monte, que são palavras de reconforto, fé, esperança e alegria mesmo durante a dor, notadamente um cântico de paz, que prega a paciência e o testemunho da verdade e da abnegação, em quaisquer circunstâncias.
Iolanda, comentando as palavras do Mestre Jesus lembrou que já não estamos do lado do bem e da verdade se praticamos em nossas manifestações públicas atos de vandalismo, pois nos posicionamos na mesma vibração dos que os praticam, assim contaminando as mentes com ódio, que se alastra. Pregou então, a necessidade da pacificação nos movimentos populares pelos Direitos Humanos. Assim, irradiando a Paz que progressivamente será a conquista de todos.
Também nos intervalos musicais falaram a presidente da Liga Feminina Israelita do Brasil, Lilian Bosboon, como representante da religião judaica e também Cristiane Albuquerque Alves, como representante da religião evangélica Assembléia de Deus Ministério Alcançando Vidas. Palavras de pacificação, fé e esperança, que comoveram toda a plateia. Outros representantes das religiões budista, católica e umbandista, convidados, não puderam comparecer.
Em clima de grande emoção todo o auditório junto proferiu a prece "Pai Nosso", cantando em seguida a Canção de São Francisco de Assis, que ensina: "Onde houver ódio que eu leve o amor (…) Onde houver tristeza que eu leve alegria".Ao final, palmas para Douglas e sua mãe, Edilson e sua mãe de criação, e para eles mesmos, pais, que ali estavam representando toda a comunidade.
A direção do Solar Meninos de Luz, promotora dos dois eventos do "Ato pela paz na comunidade" acredita que somente pela educação integral para todos, pela fraternidade e união das pessoas e dos povos é que o Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, o Rio de Janeiro, o nosso país e o mundo inteiro alcançarão um dia, a Felicidade e a Paz tão sonhadas.
Clique aqui e confira as fotos do encontro.